VI Seminário de Assistência ao Estudante inicia atividades no Campus Dianópolis | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 10 ago 2016
VI Seminário de Assistência ao Estudante inicia atividades no Campus Dianópolis

O VI Seminário de Assistência ao Estudante, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi aberto oficialmente na manhã desta quarta-feira, 10, no auditório do CampusDianópolis. O Grupo de Sússia Quilombaião e Catireiros de Almas realçaram a abertura, com diversas apresentações regionais.

Na ocasião, o diretor-geral pro tempore da unidade, Jonas Britto, representando o reitor Francisco Nairton, destacou a satisfação em receber estudantes, servidores e comunidade externa no campus.

Britto disse que é preciso expandir os horizontes no que diz respeito às ações de assistência estudantil, que é necessário pensar além do acesso, e começar a tratar de questões relativas ao êxito e à permanência. Para isso, ele ressaltou a importância de acompanhar o retorno dessas ações na prática.

Durante o momento, o diretor de Assuntos Estudantis, Higor Lira, agradeceu aos envolvidos na organização do evento e lembrou que é fundamental assegurar os direitos e democratizar o acesso, na perspectiva da inclusão, esses são alguns dos preceitos que devem ser defendidos pelos servidores que atuam nessa área.

As atividades do seminário foram iniciadas com a palestra “Trabalho integrado na equipe multiprofissional de Assistência Estudantil”, ministrada pela assistente social Josiela Cavalheiro, servidora do Instituto Federal Sul-rio-grandense.

Josiela falou sobre a necessidade de discutir a permanência no âmbito das instituições de ensino, pois há uma tendência de focar os estudos na evasão, mas a permanência é também é um foco importante. Nesse sentido, ela destacou que o papel dessa equipe interdisciplinar não é eliminar as diferenças, mas conhecê-las e proporcionar a coexistência delas, por meio da viabilização e acesso aos direitos.

As atividades do seminário continuam até a próxima sexta-feira, 12. Confira mais fotos na Fanpage do IFTO.

Texto: Coordenação de Comunicação e Eventos – IFTO