VI Seminário de Assistência ao Estudante acontecerá entre os dias 10 e 12 de agosto | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 7 jul 2016

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) promove, entre os dias 10 e 12 de agosto, o VI Seminário de Assistência ao Estudante. O evento é realizado uma vez a cada ano e objetiva envolver, na troca de experiências e capacitações, gestores e profissionais das áreas de ensino e assistência estudantil, além de líderes estudantis. O seminário tem ainda como foco discutir melhorias na formação do estudante no tocante à permanência e êxito escolar.
Este ano, o evento será realizado no Campus Dianópolis. São aguardados para o encontro os profissionais de pedagogia, serviço social, psicologia, saúde, nutrição, educação inclusiva, libras e núcleos; gestores e núcleos; gestores, reitor, diretores e pró-reitores; comitês e comissões de Assistência Estudantil; representantes de entidades estudantis e comunidade acadêmica.
As inscrições deverão ser feitas via o sistema de eventos do Campus Dianópolis, para isso, o link será enviado aos servidores e estudantes indicados pelos diretores dos campi, por meio de lista de participação encaminhada à Diretoria de Assuntos Estudantis do IFTO, até o dia 29 de julho. Está prevista a transmissão on-line do evento.
Segundo o diretor de Assuntos Estudantis do IFTO, Higor Lira, “a edição 2016 do seminário foi formatada em sintonia com temáticas e desafios apontados como importantes no trabalho de construção do Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes. A pesquisa sobre evasão e retenção feita com a comunidade interna trouxe reflexões interessantes sobre nosso cenário e permitiu ter mais clareza sobre quais temas tratar dentro do nosso seminário”.
O tema principal do evento é a integração entre a equipe multiprofissional (psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, enfermeiros etc) e será abordado na palestra de abertura do evento, com a perspectiva da permanência e do êxito estudantil, pela assistente social Josiela Cavalheiro, convidada do IF Sul-rio-grandense. Confira a programação completa em anexo.
Encontro de Entidades Estudantis
Durante o Seminário de Assistência ao Estudante será realizado o 4º Encontro de Entidades Estudantis, que reúne líderes do DCE, centros acadêmicos, grêmios estudantis, empresas juniores, atléticas, entre outros.
O objetivo do encontro é abordar as demandas estudantis, para apresentação à gestão do IFTO após o evento, e também tratará do processo de regularização de entidades estudantis por meio do Cadastro de Entidades Estudantis junto à DAE, que deve ocorrer até agosto de 2016. Para participar do encontro, os líderes estudantis interessados devem procurar a direção do seu campus, pois a relação de participantes será encaminhada por cada unidade à DAE.
Anexo: Programação
Texto: Coordenação de Comunicação e Eventos – IFTO