Representantes do MEC irão avaliar e credenciar o IFTO ao Ensino a Distância | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 18 set 2015
Representantes do MEC irão avaliar e credenciar o IFTO ao Ensino a Distância

Entre os dias 21 e 23, dois representantes do Ministério da Educação (MEC) estarão presentes em Palmas para realizar a avaliação e o credenciamento do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) nos termos de oferta de cursos de pós-graduação lato sensu pelo Ensino à Distância (EaD).

No primeiro dia de avaliação, próximo dia 21, às 8h30, os avaliadores reunir-se-ão com o reitor e os gestores para o fechamento da agenda, ao longo do dia irão desempenhar várias etapas desse trabalho, e às 16h30 encontrarão com o diretor de Ensino à Distância (EaD) do IFTO, a coordenadora, os docentes e os tutores do curso de pós-graduação lato sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica para Jovens e Adultos (Proeja) que é ofertado no Campus Gurupi. Esta reunião vai ocorrer por vídeo conferência, visto que o deslocamento até Gurupi iria ultrapassar o prazo de avaliação.

Segundo a diretora de Pós-graduação do IFTO, Erna Denzin, os critérios de avaliação são muitos, todos voltados à excelência na capacidade de atendimento dos alunos. “Dentre os critérios de avaliação, estão: organização institucional, instalações físicas, a qualidade dos equipamentos de tecnologia da informação, o quadro e o número de docentes, os programas de formação específicos para atuar na docência a distância, entre outros”.

Todos os critérios de avaliação e credenciamento constam no documento – Instrumento de credenciamento institucional para oferta da modalidade de educação a distância. Este documento encontra-se em anexo abaixo e também disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Após a avaliação do MEC, o instituto será credenciado e poderá ofertar qualquer curso pelo ensino à distância (EaD).

CRONOGRAMA DE TRABALHO DOS AVALIADORES

Avaliação in loco

8:30 – 9:00 h Reunião com os dirigentes – fechamento da agenda de trabalho.
9:00 – 9:30 h Reunião com a Comissão Própria de Avaliação (CPA).
9:30 – 12:00 h Análise de documentos disponibilizados.
12:00 – 14:00 h Intervalo para almoço.
14:00 – 16:30 h Análise de documentos disponibilizados.
16:30 – 17:30 h Reunião por vídeo conferência com docentes e tutores do curso, além do coordenador de Ead.
17:30 – 18:30 h Reunião com o corpo técnico administrativo (secretaria, gestão acadêmica, produção e distribuição de material didático, biblioteca, área tecnológica).

Avaliação in loco

8:30 – 12:00 h Atividade interna da comissão. Preenchimento do formulário eletrônico. Reunião com o coordenador de Ead (se necessário).
12:00 – 14:00 h Intervalo para almoço.
14:00 – 18:00 h Atividade interna da comissão – preenchimento do formulário eletrônico.
18:00 – 18:30 h Reunião de encerramento.
23/09 Regresso da Comissão de Avaliação.

Anexo: Instrumento_Credenciamento_IES-EAD

Texto: Coordenação de Comunicação e Eventos (CCE/Reitoria)