Publicado edital para bolsas remanescentes do PIC/IFTO | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 7 jul 2016
Publicado edital para bolsas remanescentes do PIC/IFTO

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) lançou o edital nº 30/2016 para seleção de bolsas remanescentes do Programa de Iniciação Científica (PIC) nas modalidades Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT) e Iniciação Científica Júnior (ICJ). O período para a submissão de propostas segue até 9 de agosto. As inscrições devem ser realizadas via internet, por meio da página de seletivos do IFTO, disponível aqui.

Os documentos necessários para inscrição, como plano de trabalho, quadro de atribuição de pontos, formulários e termos de compromisso estão dispostos nos anexos do edital, acessíveis aqui.

Segundo consta no certame, o quantitativo de bolsas está distribuído por campus, campus Avançado e entre as modalidades. Estudante, bolsista ou voluntário terão suas atividades iniciadas em 1º de setembro de 2016 e finalizadas em 31 de julho de 2017.

Iniciação Científica Voluntária

O diferencial deste edital é que também contempla a modalidade Iniciação Científica Voluntária (ICV). Neste caso, as propostas quando submetidas, na ausência de cota de bolsa, também passarão por avaliação e terão seus planos executados no programa. De acordo com a diretora de Pesquisa do IFTO, Mariana Brito, essa modalidade voluntária garante a formalização dos projetos de pesquisas que estão sendo desenvolvidos nas unidades do IFTO, bem como assegura a entrega de certificados aos participantes.

Conforme o edital, a modalidade ICV tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais, e pode ser desenvolvida em todas as modalidades existentes no PIC.

Texto: Coordenação de Comunicação e Eventos – IFTO