Propi abre chamada para cadastro de grupo de pesquisa | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 13 fev 2014
Propi abre chamada para cadastro de grupo de pesquisa

Por Thâmara Filgueiras

A Pró-reitoria de Pesquisa do Instituto Federal do Tocantins (Propi/IFTO), por meio da Diretoria de Pesquisa, divulgou a chamada para cadastro de grupos de pesquisa vigentes para o ano de 2014. O cadastro será realizado em fluxo contínuo, de acordo com a Resolução nº 15/2012/Conselho Superior/IFTO.

A ficha de inscrição para cadastro do grupo de pesquisa segue anexo abaixo, juntamente com a chamada. Segundo a diretora de Pesquisa, Mariana Brito, para que o servidor possa atuar como pesquisador, é necessário que ele tenha um projeto de pesquisa cadastrado na instituição e integre um grupo de pesquisa.

“É importante que o pesquisador institucionalize o seu projeto para que ele “exista” na instituição e, assim, possa concorrer a bolsas de pesquisa, tanto para o servidor quanto para o aluno de iniciação científica”, explicou a diretora. Ela acrescentou, ainda, que serão publicados diversos editais que contemplarão bolsas e/ou recursos financeiros, e todos têm como pré-requisito a participação em um grupo de pesquisa e possuir pesquisa cadastrada na instituição.

Novos editais

Mariana antecipou que será publicado edital para pesquisas em Arranjos Produtivos Locais (APL); edital de produtividade em pesquisa, com previsão de bolsa e recurso; outro em Inovação Tecnológica e projetos cooperados (bolsa e recurso); edital de estruturação de grupos de pesquisa, com previsão de recurso; além de editais de bolsas dos Programas de Iniciação Científica, destinados para estudantes, que serão orientados por pesquisadores docentes.

Anexos:

Formulário de cadastro de grupos de pesquisa

Chamada para grupos de pesquisa