Pronatec certifica 200 alunos nos PA Tucumirim, PA Ventura I, PA Ventura II, PA Juarina e PA Vale do Barreira | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 20 ago 2014
Hora da Publicação: 15:22
Pronatec certifica 200 alunos nos PA Tucumirim, PA Ventura I, PA Ventura II, PA Juarina e PA Vale do Barreira
Autor: Comunicação

Por Kelsma Gomes

O evento de entrega dos certificados de conclusão do curso Agricultura Familiar dos PA Juarina e PA Vale do Barreira aconteceu na noite último sábado, 16, no Ginásio de Esporte no Município de Juarina, 200 km de Araguaína, e contou um público de aproximadamente 700 pessoas.

No município de Piraquê, PA Ventura II,  75 km de Araguaína e nos PA Tucumirim e PA Ventura I, 45km de Araguaína, as cerimônias aconteceram no último domingo, 17, e contaram com cerca de 250 e 300 pessoas em cada cerimônia.

Foram certificados, ao todo, 200 alunos e os momentos se constituíram como importantes acontecimentos para os moradores das comunidades e para as autoridades dos municípios, que se envolveram tanto nas formalidades dos atos quanto nas festividades que sucederam as solenidades.

Segundo Edilene Cassimiro, assentada do PA Ventura II e apoio acadêmico do Ponatec Campo IFTO, esses cursos são de grande importância para os assentados porque o assentamento não tem condição de ter ou pagar um técnico toda vez que precisar e esses cursos trazem conhecimentos básicos para os assentados para resolver as questões do dia a dia.

Ronaldo dos Santos, professor do programa, ressaltou a importância que o Pronatec Campo tem para essas famílias de assentados, sobre a forma como o conhecimento chega até as suas casas de maneira simples e sobre o intuito de contribuir para melhorar a vida nas comunidades do campo.

Segundo Luzinete Lopes, que é assentada de Tucumirim e Apoio Acadêmico do Pronatec Campo IFTO, os cursos Pronatec Campo do IFTO vieram para dar noções, amparo e melhorar o conhecimento dos assentados nas questões referentes ao campo e tem conseguido cumprir este papel.

 

Fotos: Mateus Dall’ Agnol

Imagem9 Imagem8 Imagem7Imagem3  Imagem5 Imagem4Imagem1Imagem2Imagem6