Pronatec campus Araguaína certifica alunos capacitados pelo programa | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 3 jun 2014
Pronatec campus Araguaína certifica alunos capacitados pelo programa

Turma surdos PronatecO Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) certificou nesta sexta-feira, 30, cerca de mil alunos na cidade de Araguaína – TO. A cerimônia coletiva reuniu alunos do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e das instituições do Sistema S (Senai, Senac, Senat e Senar).

Direcionado à população carente, o programa é uma das estratégias de inclusão produtiva urbana do plano Brasil sem miséria, financiado pelo Governo Federal. Como incentivo, os alunos recebem bolsa para custear o transporte e lanche, além de material pedagógico.

O escolhido como orador da turma de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para surdos ofertado pelo campus Araguaína, do IFTO, foi Cleysson Wender Pires, de 17 anos, portador de necessidade especial auditiva. O aluno contou com a ajuda da mãe para transmitir sua mensagem aos presentes: “que vocês não desistam dos seus objetivos, continuem se aperfeiçoando, fazendo cursos para aproveitar todas as oportunidades”, disse.

Segundo Cleysson, o curso possibilita que ele consiga se comunicar melhor com a sociedade e até mesmo com familiares, porque muitos não entendem a língua brasileira de sinais (Libras), completou.

No campus Araguaína, do IFTO, foram formadas oito turmas, totalizando 320 alunos atendidos pelo programa. Duas turmas do curso de Vendedor, duas turmas de Balconista de Farmácia, uma turma de Inglês Básico, uma turma de Cuidador Infantil, uma turma de Cuidador de Idosos, além de uma turma de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para surdos.