Programa Qualidade de Vida convida servidores a se unirem em torno do bem estar | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 22 out 2013
Programa Qualidade de Vida convida servidores a se unirem em torno do bem estar

Por Eliane Vieira, com colaboração de Cíntia Bezerra, Kelinne Guimarães, Mayana Matos e Thâmara Filgueiras

Motivar os servidores, evitar doenças ocupacionais, promover um ambiente de trabalho saudável e mais feliz e incentivar práticas de bem estar. Essas são algumas das propostas do Programa de Qualidade de Vida lançado nesta sexta-feira, 18, em todas as unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Em Palmas, a ação foi realizada de forma conjunta entre o campus e a reitoria.

O Programa inaugura uma nova fase de ações conjuntas, especialmente planejadas para promover a qualidade de vida do servidor, por meio da promoção de atividades recreativas que incentivem práticas voltadas à saúde física e mental.

Durante o lançamento, o reitor substituto do IFTO, Rodrigo Gori, enfatizou a importância da iniciativa, que é o primeiro programa institucionalizado voltado a este tema, e parabenizou os idealizadores. A diretora-geral em exercício do campus Palmas, Liliane Guimarães, também parabenizou os idealizadores do Programa e frisou que, por meio da ação, os servidores poderão se sentir mais satisfeitos em seu ambiente de trabalho.

Também destacando a importância do Programa, a diretora de Gestão de Pessoas do IFTO, Edileuza França, enfatizou que é extremamente importante que todos os servidores estejam engajados e unidos em torno da busca pela qualidade de vida e bem estar.

Ao apresentar o Programa, a coordenadora geral da ação, Fátima Carneiro, ressaltou que o mesmo tenta resgatar e criar hábitos saudáveis, que muitas vezes ficam esquecidos na correria do dia a dia. Na ocasião, a equipe do Programa apresentou os objetivos do mesmo e foi realizada, ainda, uma atividade interativa com os servidores presentes, com um momento de alongamento e confraternização.

Lançamento do PQV em outras unidades

Em Araguaína, os servidores foram recepcionados no Centro de Atividades do Trabalhador- CAT/Sesi, com uma mesa de frutas, como forma de incentivar o hábito de uma alimentação saudável e nutritiva. Em seguida, foram feitos os pronunciamentos oficiais, apresentação do complexo de esporte e lazer do Centro, e, para finalizar, foi realizada uma aula de dança com o ritmo zumba, procurando, assim, estimular a prática esportiva e a interação social, que também contribuem para a melhora da qualidade de vida.

No campus Araguatins, O evento teve início com uma aula de aeróbica, ministrada pela professora de educação física Derivalda Cavalcante, que movimentou os servidores presentes. Depois foram feitos os pronunciamentos oficiais, apresentação do programa, divulgação dos exames periódicos realizados pelos servidores, palestra sobre a importância de uma alimentação saudável e sorteio de cesta de frutas. Neste campus, o Programa Qualidade de Vida funcionará dentro de uma subcomissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), presidida pela psicóloga Layane Bastos, que tem como um de seus eixos temáticos a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Com muita animação e disposição dos participantes, o Programa foi lançado no campus Paraíso do Tocantins, chamando a atenção de servidores e colaboradores para a necessidade de cuidar do bem-estar físico e psicológico. Cerca de 40 servidores, entre eles, técnicos administrativos, professores e prestadores de serviços terceirizados conheceram os objetivos do programa e participaram das ações. A educadora física do campus, Gabriela Medeiros, convidou os participantes a experimentar a prática de vivência corporal no dia a dia. Com uma série de exercícios de alongamento demonstrou a importância de movimentar o corpo de forma simples e prática. Com diferentes ritmos musicais, o professor Roberto Lima demonstrou que é possível trabalhar o corpo e a mente através da dança.

O diretor do campus Dianópolis oficializou a prática de esportes na quadra do campus: atividades de futsal e vôlei estarão vinculadas ao Programa Qualidade de Vida. Os servidores também contaram com uma palestra motivacional, que abordou temas relacionados à qualidade de vida. Dinâmicas de grupo, exercícios de dinástica laboral e caminhada com direito a lanche marcaram o dia do lançamento do programa.

No campus Gurupi, as atividades do lançamento do programa aconteceram no período da tarde, com palestra motivacional, oficina de expressão corporal, ministrada pela professora Eloísa Rosa, além de oficinas de xadrez, tênis de mesa e jogos teatrais, ministrados pelo professor Breno Jadvas. Para incentivar a prática esportiva, servidores participaram de uma partida de voleibol misto. Um coffee break foi servido para os professores e técnicos administrativos da unidade. Ao final do evento, foram sorteados brindes aos servidores.

A apresentação do programa aos servidores do campus Porto Nacional foi marcada por um momento de interação entre os servidores, quando estes tiveram a oportunidade de expor propostas de atividades individuais e coletivas para o desenvolvimento do programa na unidade. A comissão local responsável pela execução das atividades do Programa Qualidade de Vida também mostraram as ações propositivas planejadas para o campus.