Processo Seletivo 2016/1 – Campus Araguaína | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 29 out 2015
Processo Seletivo 2016/1 – Campus Araguaína

001

As inscrições do Processo Seletivo 2016 para ingresso de alunos no Campus Araguaína do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) foram prorrogadas até o próximo dia 02 de dezembro, quarta-feira. Os interessados em participar deverão efetuar as inscrições, exclusivamente, via internet, clicando AQUI ou acessando a página de seletivos do IFTO.

No total são ofertadas 260 vagas, distribuídas nos seguintes cursos:

• Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – superior (20 vagas): curso voltado para quem já concluiu o Ensino Médio (3º ano) e deseja cursar o Ensino Superior na área de tecnologia. O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas estará apto à aplicação, desenvolvimento, pesquisa aplicada e inovação tecnológica e a difusão de tecnologias; gestão de processos de produção de bens e serviços; e o desenvolvimento da capacidade empreendedora.
  • Técnico em Biotecnologia – integrado ao ensino médio (40 vagas): curso voltado para quem já concluiu o Ensino Fundamental (9º ano) e deseja cursar o Ensino Médio e ainda obter qualificação técnica profissional na área de biotecnologia. O Técnico em Biotecnologia poderá atuar em indústrias químicas, de alimentos, de bebidas, farmacêuticas e agroindústria; em laboratórios de diagnósticos, no controle de qualidade, na análise toxicológica e análise ambiental, centros de pesquisa e empresas que utilizam a biologia molecular no desenvolvimento da saúde humana e animal.
  • Técnico em Informática – integrado ao ensino médio (80 vagas): curso voltado para quem já concluiu o Ensino Fundamental (9º ano) e deseja cursar o Ensino Médio e ainda obter qualificação técnica profissional na área de informática. O Técnico em Informática estará apto para conhecer desenvolver aplicações de sistemas de hardware e software utilizando técnicas de implementações em ambientes de programação; implementar as estruturas modeladas usando uma banco de dados; aplica normas, métodos, técnicas e procedimentos no desenvolvimento de softwares; propor alternativas de uso de equipamentos de informática; e prestar apoio técnico na compra venda e utilização de produtos e equipamentos da área informática.
  • Técnico em Análises Clínicas – subsequente (40 vagas): curso voltado para quem já concluiu o Ensino Médio (3º ano) e deseja obter uma qualificação técnica profissional na área de análises clínicas. O Técnico de Análises Clínicas poderá atuar em laboratórios, hospitais, clínicas médicas atuando na orientação do cliente/paciente no receber, preparar e processar amostras biológicas e assistir ao bioquímico, ou patologista; e na execução das análises clínicas.
  • Técnico em Enfermagem – subsequente (40 vagas): curso voltado para quem já concluiu o Ensino Médio (3º ano) e deseja obter uma qualificação técnica profissional na área de enfermagem. O Técnico de Enfermagem poderá atuar em instituições de saúde (hospitais, clínicas, postos e centros de saúde, maternidades), bem como em creches, associações, empresas, escolas e nas comunidades, atuará sob a supervisão do enfermeiro, desenvolvendo ações de prevenção, recuperação e reabilitação referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas.
  • Operador de Computador – PROEJA (40 vagas): curso voltado para quem já concluiu o Ensino Fundamental (9º ano) e deseja cursar o Ensino Médio pelo Programa de Educação de Jovens e Adultos e ainda obter uma qualificação profissional na área de informática como operador de computador.

A taxa de inscrição varia conforme o nível do curso, R$30,00 para os cursos de técnico subsequente e ensino médio integrado e de R$45,00 para o curso superior. Já a inscrição para o curso do PROEJA é gratuita.

Vale destacar que o prazo final para pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) se encerra no dia 02 de dezembro. O candidato que realizou a inscrição antes do período de prorrogação e deseja pagar o boleto, deve acessar a área de inscrição AQUI e reimprimir o boleto, para então efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

Para conferir as alterações nos editais que regem essas seleções, lembre-se que o caminho a ser seguido, será o seguinte: seletivos.ifto.edu.br, Processos Seletivos, Escolha a unidade, Escolha o nível, Busque pelos editais em aberto.

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pelo Campus Araguaína do IFTO:

Mais informações estão disponíveis nos respectivos editais: