Parceria aumenta velocidade de internet no campus Araguaína | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 12 nov 2013
Parceria aumenta velocidade de internet no campus Araguaína

O Instituto Federal do Tocantins, Campus Araguaína foi contemplado com aumento considerável em sua velocidade de internet, com link de 100 megas, interligando o campus Araguaína ao Ponto de presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O link era de apenas 10 megas e a internet disponibilizada à comunidade acadêmica passará a ser 10 vezes mais rápida. Esta mudança é fruto de parceria da Telebrás com a RNP para prover o serviço.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é um Programa Prioritário de Informática da Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (Sepin/MCT). Este programa prevê a manutenção de uma rede acadêmica nacional que seja, ao mesmo tempo, uma infra-estrutura de alto desempenho para comunicação entre instituições de ensino e de pesquisa e um laboratório para testes e desenvolvimento de aplicações e tecnologias de rede avançadas.

Com o acesso à internet de alta velocidade, haverá melhor otimização do tempo pelo professor nas suas pesquisas através da grande rede e o aluno encontrará mais agilidade na hora da pesquisa para seus estudos, diminuindo o tempo de espera para o carregamento das páginas e nos downloads de artigos”, explicou o Técnico em Informática, Fernando Arantes.