Nesta segunda – feira deu-se início a semana de enfermagem do campus Araguaína | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 18 maio 2015
Hora da Publicação: 17:03
Nesta segunda – feira deu-se início a semana de enfermagem do campus Araguaína
Autor: Comunicação

Leandro Dias

O Campus Araguaína do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) deu início à semana de enfermagem, nesta segunda-feira, 18, o evento organizado pelos alunos do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem para todos os profissionais da área em referência a Semana Nacional de Enfermagem instituída pelo decreto de nº 48.202/60.

Semana Nacional da Enfermagem começa dia 12 de maio, dias de homenagens ao profissional do Cuidar, aquele que acompanha e observa o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde e na educação e na prevenção de doenças.  A data marca o Dia Mundial do Enfermeiro, em referência ao nascimento de uma enfermeira pioneira no tratamento dos feridos de guerra – Florence Nightingale. A profissão, hoje regulamentada, nasceu voluntária: as primeiras enfermeiras ajudavam nos partos e cuidavam das vítimas das guerras gratuitamente.

A semana de comemorações nacionais se encerra em 20 de maio – Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – quando morreu a enfermeira Ana Néri, pioneira na enfermagem brasileira.

Hoje, para exercer a profissão é necessário frequentar a cursos de nível técnico ou superior e registrar-se no Conselho de Enfermagem do Estado. Por esses motivos, a profissão é ciência, é técnica e em função da atuação dos conselhos, exige-se que seja desempenhada com ética. Estudiosos entendem a Enfermagem, ainda, como arte, porque só com a sensibilidade da arte é possível perceber o outro, cuidar do outro, ouvir, acalentar, acompanhar.

No campus Araguaína a semana teve inicio hoje, 18, às 08h00mim, no auditório da instituição, onde houve uma solenidade de abertura e uma palestra com o tema “cuidando da saúde daqueles que cuidam da nossa saúde”, ministrada pelo especialista em gestão e saúde, Mateus Dall’Agnol, no ensejo foi oferecido também um delicioso café da manhã a todos os presentes.

Para a coordenadora do curso técnico em enfermagem, professora Erika de Paula, a semana de enfermagem é de extrema relevância para a formação dos alunos, ”esse e um momento de troca de experiências com os profissionais que já atuam e também de reflexão sobre os desafios da nossa profissão”, afirma à docente.

 A semana de enfermagem do IFTO conta com uma rica programação como: Palestras, blitz da saúde no sinal de diversos pontos da cidade, Atendimento aos profissionais de vários órgãos de saúde.

Confira aqui a programação completa da semana.

POSTER 2