JIF Norte: Confira o balanço da participação do IFTO | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 2 set 2016
JIF Norte: Confira o balanço da participação do IFTO

Os Jogos dos Institutos Federais da região Norte (JIF Norte) foram realizados entre os dias 26 e 31 de agosto, no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), na cidade de Manaus (AM). Estiveram no JIF Norte 85 estudantes e 10 servidores representando o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Os atletas do IFTO participaram de nove modalidades: atletismo, basquetebol, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de areia, xadrez, nas categorias feminino e masculino.

Segundo o chefe da delegação, Eduardo Santos, o destaque da participação do IFTO em 2016, foi o número de atletas mulheres classificadas para a etapa nacional dos jogos. Além disso, Santos ressaltou a qualidade da hospedagem, transporte, alimentação, estruturas utilizadas nos jogos, ou seja, a organização do evento.

“É preciso esclarecer que o objetivo dos jogos não é identificar atletas de ponta, mas sim contribuir para a formação social, afetiva e cognitiva do estudante”, reforça Santos. Nesse intuito, mesmo participando dos jogos, os alunos puderam conhecer um pouco sobre a cultura do Estado do Amazonas.

O chefe da delegação do IFTO agradeceu ao reitor, às pró-reitorias de Administração e Extensão, à diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) e aos diretores dos campi pelo apoio à participação nos jogos.

Quanto aos resultados, na prova de 1.500 metros feminino do atletismo, a estudante Maria Luiza Souza ficou em 1º lugar, ela também ficou bem classificada nas provas de 800 metros e 3.000 metros, nas quais obteve o 3º lugar.

O estudante Daniel Cavalcante ficou em 3º lugar na final do salto em altura masculino. Na final masculina da prova de 5.000 metros, o aluno Jadson Antônio Medeiros ficou em 3º lugar.

Nas provas de lançamento de disco e lançamento de dardo feminino, foi a vez da aluna Samara Rodrigues ficar com duas medalhas de bronze. Contabilizando as medalhas obtidas nas provas de atletismo feminino, o IFTO ficou em 3º lugar no ranking geral.

A estudante Luana Silva ganhou ouro no judô, categoria meio leve (52 kg). Na natação, o aluno José Hamilton Resende ficou com duas medalhas, ouro na prova de 50 metros nado costas e bronze nos 100 metros nado livre. A equipe masculina de tênis de mesa do IFTO ficou em 2º lugar.

Em relação aos esportes coletivos, a participação do Instituto conferiu as seguintes medalhas: ouro no futsal feminino, ouro no voleibol de areia feminino, prata no basquete feminino e masculino, prata no voleibol de areia masculino, prata no voleibol masculino e bronze no handebol masculino.

Os vencedores da etapa Norte se classificam para a disputa nacional, que será realizada de 5 a 9 de outubro, em Brasília (DF).

Texto: Coordenação de Comunicação e Eventos – IFTO