IFTO testa aplicativo tradutor de língua de sinais | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 19 maio 2016
IFTO testa aplicativo tradutor de língua de sinais

Está em fase de teste nos sites de unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), um aplicativo tradutor de línguas de sinais. De acordo com a coordenadora de Ações de Inclusão e Diversidade do IFTO, Hérica Aguilar, é importante que a comunidade tenha conhecimento desta “ferramenta tão importante para o processo de inclusão, pois, permite a comunicação entre surdos e ouvintes”, disse.

O aplicativo em uso é conhecido como hand talk, que traduz simultaneamente conteúdos em português para Libras e, é caracterizado por um ícone em formato de duas mãos, localizado no lado direito dos sites das unidades.

Profissionais dos setores de Tecnologia da Informação da reitoria e dos campi Gurupi, Porto Nacional, Colinas do Tocantins e Paraíso do Tocantins instalaram a ferramenta de modo experimental. Segundo a Analista de TI da reitoria, Vivian Facundes, “a intenção é adotar uma ferramenta que melhor atenda aos interessados”, afirmou.

Texto: Coordenação de Comunicação e Eventos – IFTO