IFTO reúne cerca de 500 estudantes para competições esportivas do 6º Jifto | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 10 jun 2016
Hora da Publicação: 15:30
IFTO reúne cerca de 500 estudantes para competições esportivas do 6º Jifto
Autor: Comunicação

Estudantes, professores, atletas, técnicos esportivos e comunidade acadêmica se reúnem nesta segunda-feira, 13, para a 6ª edição dos Jogos Internos do Instituto Federal do Tocantins (Jifto). A competição esportiva recebe cerca de 500 estudantes atletas doscampi Araguatins, Colinas do Tocantins, Araguaína, Porto Nacional, Dianópolis, Gurupi, Pedro Afonso, Paraíso do Tocantins e Palmas. A solenidade de abertura será às 10h, no ginásio de esportes do Campus Palmas, unidade que sediará todo o evento, e contará com a recepção das delegações, acendimento da pira olímpica e apresentações culturais. O Jifto acontece entre os dias 13 e 17 de junho.

Ao longo de toda a semana, estudantes-atletas disputarão, nas modalidades masculina e feminina, competições individuais e coletivas de futebol; voleibol; vôlei de praia; basquete; atletismo; tênis de mesa; xadrez; natação e judô. Todas as competições serão realizadas nas instalações do CampusPalmas, com exceção da modalidade atletismo, que será praticada na recém-inaugurada pista internacional de atletismo do Complexo Olímpico Heróis do Araguaia, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

A pró-reitora de Extensão Paula Karini Amorim destacou a importância do incentivo à prática de esporte na formação dos estudantes. “Os Jogos Internos do Instituto Federal do Tocantins são uma das estratégias de auxílio do processo de ensino e de aprendizagem que dispomos. Professores e professoras, treinadores, técnicos, alunos, alunas e atletas têm a oportunidade de interagir e trocar experiências que certamente marcarão o seu processo formativo. É esse o sentido dos jogos expresso nos princípios que os sustentam: educação, conhecimento, respeito, humanização e democracia. Acreditamos que a integração corpo e mente contribui para o desenvolvimento integral dos nossos alunos”, disse.

O estudante Jadson Santos, 16 anos, do curso Técnico em Informática do Campus Araguaína, vai participar dos jogos pela primeira vez e conta que a competição o motivou a praticar esporte. “Estou muito animado. Já estou treinando há um ano atletismo e isso melhorou muito o meu rendimento físico e escolar. Recebi as orientações e dicas do professor de Educação Física do campus nos meus treinos. Estou muito empolgado a alcançar um bom resultado”, afirmou, ressaltando que tem participado também de outras competições no município de Araguaína.

Texto: Coordenação de Comunicação e Eventos – IFTO