IFTO promove atendimento aos profissionais da saúde | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 21 maio 2015
Hora da Publicação: 10:45
IFTO promove atendimento aos profissionais da saúde
Autor: Comunicação

Leandro Dias

Esta foi à semana de enfermagem do Campus Araguaína (IFTO), dentre as ações realizadas durante o evento teve o atendimento aos profissionais da saúde de diversos órgãos do município. Na última terça-feira, 19, foi os profissionais do HRA – Hospital Regional de Araguaína, que receberam os atendimentos de verificação de P.A, teste de HGT, circunferência abdominal, peso e altura, cálculo do IMC- Índice de Massa Corpórea.

 A semana de enfermagem e um evento nacional em homenagem aos enfermeiros e aos técnicos de enfermagem e também uma oportunidade de integração entre esses profissionais com o meio acadêmico para refletir, discutir e construir novas diretrizes para superar os desafios enfrentados pela profissão.

Muitos são os desafios enfrentados pela profissão, além do stress, as precárias condições de trabalho e pouca valorização contribuem para a frustração de muitos técnicos. Porém, segundo o professor do curso técnico enfermagem, Alessandro Trevisan, “mesmo diante das limitações, a profissão tem uma responsabilidade social imensa, por isso, o nosso compromisso deve estar acima de tudo, pois, cuidar da saúde das pessoas não é uma tarefa fácil, apesar das dificuldades, a gratificação de participar efetivamente de todas as etapas da recuperação de um paciente justifica todos os percalços”, completa docente.

A acadêmica do primeiro período do curso técnico subsequente em enfermagem, Paloma Sousa, aponta que a semana tem contribuído de forma significativa para sua compreensão sobre a enfermagem, pois, troca de experiências oportunizou a discente conhecer outra vertente da profissão que ainda desconhecia. “É importante ter clareza quando a realidade da profissão que pretendemos seguir, seu papel social, os desafios e as possibilidades, nesse sentindo, participar desta semana da enfermagem, me fez questionar: será que e isso mesmo que eu quero? Após participar desse momento de atendimento aos profissionais do HRA, tenho a certeza, não importa o que vou enfrentar, quero ser enfermeira,” afirma à discente.

 A semana de enfermagem do IFTO encerra nesta quinta-feira, 21, às 18h30mim, com o atendimento aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

ESSAII