IFTO estende Programa de Assistência Estudantil para alunos de cursos EaD | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 25 jun 2015
IFTO estende Programa de Assistência Estudantil para alunos de cursos EaD

Membros da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) e da Diretoria de Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) se reuniram, na tarde desta quarta-feira, 24, para discutir o lançamento do primeiro edital de seleção e ingresso no Programa de Assistência Estudantil a alunos pertencentes aos cursos na modalidade de ensino a distância. A previsão é de que o edital seja publicado para inscrições em agosto deste ano. Além das diretorias, o trabalho realizado pela comissão responsável envolve a participação de gestores do programa na reitoria e nos campi que ofertam cursos nesta modalidade.

Segundo o diretor de Assistência Estudantil, Higor Lira, os procedimentos de avaliação já estão em fase de criação e organização. O primeiro edital será unificado, lançado pela reitoria, e contemplará alunos veteranos de cursos EaD ofertados pelos campi Palmas e Porto Nacional, em seus respectivos polos de atuação.

O diretor ressaltou que outros campi, que ofertam cursos na modalidade de ensino a distância, neste primeiro momento, não serão contemplados por motivo de conclusão ou previsão de início de turmas. A intenção, segundo Higor, é que a partir deste primeiro edital, seja aplicado estudo dirigido objetivando conhecer o perfil dos estudantes e, ampliar para os demais campi, o acesso ao programa.

Na ocasião, ficou acertado que os alunos interessados deverão entregar os documentos de inscrição nas coordenações de polo. Posteriormente, estes documentos serão encaminhados para o campus responsável, que fará a seleção e, caso haja necessidade, as entrevistas com os alunos inscritos.

O Programa de Assistência Estudantil do IFTO compreende benefícios voltados para o estudante que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O programa tem o objetivo de proporcionar a permanência e êxito dos estudantes regularmente matriculados na perspectiva de inclusão social, produção de conhecimento, melhoria do desempenho escolar e de qualidade de vida.

Texto: Jully Anna Santana