IFTO e Sebrae firmam parceria para implantar projeto Despertar | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 13 jul 2015
IFTO e Sebrae firmam parceria para implantar projeto Despertar

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae Tocantins, firmaram parceria para implantar o projeto Despertar Educação Empreendedora, durante encontro realizado na manhã desta segunda-feira, 13, na reitoria do IFTO. Na ocasião, o pró-reitor de Administração, Rodrigo Gori, recebeu o diretor técnico do Sebrae Tocantins, Higino Pitti, para a assinatura do termo de adesão. Gori participou do ato em substituição ao reitor do IFTO, Francisco Nairton, que em viagem, cumpre agenda externa de compromissos.

O projeto Despertar tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo no meio acadêmico e é especialmente voltado para os alunos do ensino médio. “O projeto tem a finalidade de multiplicar, conseguir um grupo de professores aqui do IFTO e, a partir daí, ter uma disseminação junto aos alunos e fazer com que esses alunos tenham a percepção daquilo que é essencial com relação à cultura empreendedora” reforçou o diretor Higino Pitti.

Pitti destacou ainda a importância da parceira firmada com o instituto. “É onde tem a matéria prima que são os estudantes, os jovens, que podem começar a ser trabalhado, para no futuro breve, quando estiverem concluindo os cursos, possam ter essa cultura empreendedora incutida” disse.

Para o pró-reitor Rodrigo Gori, a iniciativa chega para agregar valor à formação técnica ofertada pelo instituto. “Temos uma formação muito carregada na área técnica, tanto na teoria, quanto na prática, mas falta para os nossos alunos essa visão de empreendedorismo. Essa iniciativa vem a somar na formação técnica dos nossos alunos. O mercado exige e precisamos reforçar essa visão de gestão e empreendedorismo” ressaltou acrescentando que todas as unidades do IFTO receberão as ações do projeto.

O projeto Despertar será colocado em prática no mês de agosto, quando será iniciada a capacitação para cerca de 100 professores do IFTO. O Sebrae disponibilizará instrutores e material didático e os docentes passarão a atuar como multiplicadores dos conhecimentos adquiridos sobre empreendedorismo. A metodologia consiste em envolver os alunos em aulas teóricas, visitas técnicas e orientações para a Feira do Aluno Empreendedor, que será o produto final do projeto.

Texto: Mayana Matos