IFTO e hemocentro na corrida para a doação de medula óssea | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 24 mar 2015
IFTO e hemocentro na corrida para a doação de medula óssea

Leandro Dias

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, em parceria com o hemocentro promoveram nesta terça-feira, 24 de março, uma caminhada com intuito de conscientizar e mobilizar a sociedade de Araguaína para a importância da doação de medula óssea, pois, segundo informações do hemocentro, hoje há um elevado déficit de material no banco de reserva, devido haver poucos doadores cadastrados.

O instituto se prontificou em apoiar a campanha por acreditar que levar informação à sociedade esclarecendo que a doação de medula óssea é de extrema relevância, pois, muitos sujeitos com leucemia, por exemplo, não encontram pessoas na família com medula óssea compatível, o que dificulta o tratamento deste paciente.

A passeata organizada pelos professores Ana Flávia Moraes Oliveira, Gilson Tavares de Lima e Suellen de Nóbrega Andrade, iniciou-se na marginal neblina e terminou na Avenida 13 (treze) de maio, contou com a participação de membros da sociedade, representantes do comércio local, a equipe do hemocentro e da secretaria municipal de saúde, alunos e professores da rede estadual de ensino e do ITPAC- Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos.

Entenda como funciona a doação conforme informações do INCA – instituto nacional do câncer

O que é medula óssea? É o material encontrado no interior dos ossos, responsável pela produção dos componentes do sangue, incluindo os glóbulos brancos, agentes mais importantes do organismo.

O que é transplante de medula? É o procedimento que inclui a coleta de células hematopoiéticas (produtoras de sangue) da medula ou do sangue de uma pessoa saudável e a sua infusão em um paciente que tem uma doença e/ou que passará por quimioterapia que afeta a medula óssea

Quem necessita de transplante de medula? Aqueles pacientes com doenças que afetam a produção normal de células sanguíneas, como leucemias, aplasia de medula, destruição da medula por irradiação ou por quimioterapia, etc.

Por que doar medula é importante? Porque, para o transplante, as células têm que ser idênticas (HLA), sendo muito difícil encontrar doador compatível (com células idênticas) mesmo na própria família. No Brasil, com a mistura racial, a dificuldade é ainda maior na busca pelo doador ideal. A chance de se encontrar uma medula compatível pode chegar a uma em 100 mil ou mais. Portanto, quanto maior o número de doadores cadastrados, maior a chance de encontrarmos o doador ideal para um paciente que precisa do transplante.

O que acontece se não existe doador compatível entre os familiares do paciente? Procura-se um doador compatível em um banco de medula óssea nacional (REDOME). Se não for encontrado, procura-se em bancos de medula estrangeiros. Muitos brasileiros já receberam transplantes de doadores estrangeiros. Para conseguirmos doadores compatíveis para os pacientes, é necessário um grande cadastro de doadores, por isso as campanhas estão sendo estimuladas.

O que é preciso para se doador? Ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde e coletar uma pequena quantidade (10ml) de sangue para o exame de tipagem HLA.

E depois de feito o exame? Após a coleta, a amostra de sangue irá para um laboratório cadastrado, que fará o exame de HLA. O resultado é enviado para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), não vai para o doador, porque só tem serventia para transplantes. Uma vez cadastrado, é importante manter em dia o endereço e o telefone, porque, a qualquer momento, alguém poderá de sua doação.

Quais são as fintes possíveis de células hematopoiéticas? Podem ser usadas células da medula óssea, células-tronco sanguíneas ou células-tronco de cordão umbilical.

Seja um candidato a doador de Medula Óssea, procurando o Hemocentro Regional de Araguaína, (Rua 13 de maio, º 1336, centro de Araguaína -To). O telefone para contato é (63)3415-2900.

essa vai