IFTO e Feapaes celebram termo de cooperação institucional | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 5 jul 2016
IFTO e Feapaes celebram termo de cooperação institucional

Nesta terça-feira, 5 de julho, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a Federação Estadual das Apaes do Tocantins (Feapaes) celebraram termo de cooperação institucional, com o objetivo de formalizar e ampliar as ações desenvolvidas entre as duas partes. A assinatura do termo permite que qualquer uma das 12 unidades do IFTO promova ações que envolvam ensino, pesquisa,  extensão e projetos com as unidades das Apaes no Estado do Tocantins.
Na ocasião, o reitor Francisco Nairton do Nascimento, ressaltou que a celebração do convênio vai ao encontro da missão institucional do IFTO, pois é preciso investir em ações e práticas que promovam a educação inclusiva. Além de ser um cumprimento legal, é um dever social da instituição.
“O termo de cooperação técnica soma esforços com as unidades das Apaes, agora temos um documento que oficializa a parceria entre a Feapaes e o IFTO, não serão mais ações isoladas, mas sim um convênio institucionalizado”, destaca Marciane Machado Silva, presidente da federação.
Como nasceu a parceria
A iniciativa surgiu por meio da aproximação da Coordenação de Ações de Inclusão e Diversidade do IFTO e a Feapaes. A parceria possibilita que profissionais das Apaes estejam à disposição dos campipara auxiliar servidores que tenham dificuldades em atender estudantes com necessidades especiais. Segundo dados da federação, a Apae está presente em 44 municípios tocantinenses.
A coordenadora da área Hérica Aguilar destaca que “o objetivo maior será proporcionar aos estudantes das licenciaturas uma possibilidade de estágio voltado para estudantes com necessidades especiais, de modo a viabilizar o livre acesso a qualquer unidade das Apaes dentro do Estado”.
Texto: Coordenação de Comunicação e Eventos – IFTO