IFTO cria Comissão de Superação da Evasão e Retenção | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 10 jul 2015
IFTO cria Comissão de Superação da Evasão e Retenção

Apontar mecanismos que favoreçam a permanência do aluno na instituição e evitar problemas que possam gerar atrasos na formação do estudante estão entre os objetivos da Comissão de Superação da Evasão e Retenção formada por membros da reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

De acordo com o presidente da comissão, o diretor de Assuntos Estudantis Higor Lira, a comissão, criada em 3 de julho, busca elaborar um plano que contenha ações de intervenção, de modo a evitar a saída do aluno antes do período de conclusão do curso, bem como minimizar atrasos em sua formação. “A ideia é que a gente reflita sobre o que estamos fazendo hoje e o que pode ser mudado (…) É repensar a instituição como um todo. O nosso trabalho é ensino e o produto final é ter um estudante bem formado. E quando a gente fala em retenção e evasão, são justamente problemas que surgem nesse meio termo, de quando o estudante entra até sua formação” esclareceu Higor reforçando que o trabalho da comissão requer o envolvimento de todos os servidores do IFTO.

O presidente da comissão explicou ainda que, neste primeiro momento, serão levantados dados atuais sobre índices de evasão e retenção no IFTO. Em seguida, por meio de pesquisa, servidores das unidades, incluindo pedagogos, assistentes sociais, psicólogos, entre outros profissionais, vão trabalhar em busca dos motivos que levaram a saída ou reprovação de alunos e quais medidas foram tomadas pela instituição. De acordo com Higor Lira, após esse diagnóstico, a comissão entrará na fase de elaboração do Plano de Superação da Evasão e Retenção, contendo as medidas necessárias para garantir a permanência dos alunos na instituição até o final do curso. Estas ações, segundo ele, deverão ser coordenadas e executadas em conjunto com demais profissionais em todas as unidades do IFTO.

Participam da comissão os demais servidores: o pró-reitor de Ensino, professor Ovídio Dantas, a pedagoga Dinea Wolney Costa, a assistente social Maria de Fátima Carneiro, a psicóloga Milena Borges, o professor Rodrigo Teixeira e o economista William de Sousa. A criação da comissão foi acordada pelos membros do Colégio de Dirigentes (Codir) do IFTO na última reunião realizada em 24 de junho.

Texto: Coordenação de Comunicação e Eventos (IFTO)