História | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Publicação: 26/02/2013 14:23, Última modificação: 22/08/2017 10:04

campusaraguaina

Por Daiane Miranda

Nesta terça-feira, 11 de setembro, o Campus Araguaína do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) comemora três anos de atividade com muitas ações para celebrar, foi como descreveu o diretor geral da unidade, Ronano Pereira. Isso porque nesse período, o campus já atende cerca de 950 alunos, distribuídos nos cursos superiores, técnicos subsequentes e integrados ao ensino médio, além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Proeja.

“Esses futuros profissionais são necessários para estruturação dos serviços especializados de saúde e tecnologia da informação no estado do Tocantins”, afirmou Pereira. Em breve, a unidade contará com o curso superior em Tecnologia da Informação, que está em processo de criação.

O Campus Araguaína cumpre um papel importante na região, ofertando cursos de qualidade e gratuitos para atender a crescente demanda de profissionais. Com ênfase na oferta de cursos na área da saúde, o campus conta com estrutura de laboratórios de análises clínicas e anatomia, além de outros espaços que contribuem para o aprimoramento do conhecimento teórico aplicado à prática.

campus também conta com laboratórios de informática para os cursos na área que atualmente consistem em uma das principais demandas do mercado de trabalho. Além disso, a unidade passou por recente ampliação nos ambientes administrativos e educacionais e encontra-se em andamento a construção de mais 12 salas de aula, espaço de convivência, reforma do laboratório de análises clínicas e implantação do laboratório de microscopia, dentre outros espaços importantes para a unidade.

O Campus Araguaína conta, atualmente, com 70 servidores, sendo 34 professores efetivos, 5 professores substitutos e 31 técnicos administrativos, número que será ampliado com o ingresso dos novos servidores por meio do concurso público, que está em andamento, quando ingressarão mais 8 professores e 11 técnicos administrativos. A comemoração ao aniversário do campus está marcada para o próximo dia 29, com uma programação especial.

História

O Campus Araguaína foi criado em agosto de 2008, por meio de um Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins e o IFTO e passou a funcionar a partir do dia 11 de setembro de 2009 dando continuidade ao Curso Técnico em Enfermagem da Escola Estadual Técnica de Enfermagem de Araguaína.

Cursos ofertados

Superior

Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Produção Industrial

Técnico Integrado ao Ensino Médio:

Informática e Biotecnologia

Técnicos Subsequente: