Grêmio Estudantil do campus Araguaína recebe espaço para promover suas ações | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 12 fev 2014
Grêmio Estudantil do campus Araguaína recebe espaço para promover suas ações

DSC_0071Com muito entusiasmo, os alunos do Campus Araguaína celebraram mais uma conquista. Em cerimônia simbólica foi entregue na tarde desta terça-feira, 11/02/2014, às 17h30min, a chave da sala do Grêmio Estudantil.

O grêmio é um colegiado fundamental para uma escola cidadã. Permite o protagonismo juvenil e pode ser considerado como o primeiro exercício de cidadania na sociedade. Entre as suas atribuições estão:

– Fomentar a integração e o envolvimento dos alunos com o corpo docente e com os demais servidores;

– Desenvolver o espírito de solidariedade e cooperação entre os estudantes e a comunidade interna;

– Permitir que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no ambiente escolar como na comunidade externa;

– Contribuir para a consolidação da comunidade escolar;

– Estimular a participação e o engajamento de todos os alunos nas atividades e projetos na escola.

Com esse espaço poderemos efetivar a assistência aos alunos e dar vozes às suas reinvindicações, atuando como representantes deles. Consequentemente, participaremos mais da comunidade escolar, afirmou o presidente do Grêmio Jarlisson Carvalho.

Ações como estas revelam uma gestão escolar pública participativa, com a qual as decisões são fortalecidas pela interação entre a comissão de pais e o Grêmio Estudantil, garantindo os princípios da democracia, participar do grêmio é o primeiro passo para exercer a cidadania, completou o diretor do campus Araguaína Cristiano Fernandes Mateus.