Coordenação do Técnico Subsequente em Enfermagem. | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Coordenação do Técnico Subsequente em Enfermagem.
Publicação: 20/03/2015 12:38, Última modificação: 20/03/2015 12:51

O curso técnico de enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do campus de Araguaína está no mercado há de 05 anos e embasado na resolução no 008 do conselho gestor de 24 de março de 2009.

De acordo suas características tecnológicas e científicas, o Curso Técnico em Enfermagem integra o eixo tecnológico “Ambiente, Saúde e Segurança”, o qual esta embasado legalmente, conforme os princípios educacionais constantes da Lei n° 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), bem como das demais legislações, decretos, pareceres e Catálogo Nacional de Cursos Técnicos que normatizam a Educação Profissional no Brasil.

Portanto o curso conta com uma estrutura física com salas de aulas climatizadas e de laboratórios de informática e de enfermagem com equipamentos para uma boa simulação da prática como: bonecos simuladores de ressuscitação, peças anatômicas e outros. E também com o corpo clínico de vinte docentes compostos por enfermeiros, administrador, biólogos, farmacêutico, bioquímicos, biomédicos e psicólogos experientes e capacitados para a docência dentre eles especialistas, mestres e doutores.

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

O técnico atuará sob a supervisão do enfermeiro, desenvolvendo ações de prevenção, recuperação e reabilitação referenciadas nas necessidades de saúde individuais e coletivas. Os profissionais deverão apresentar bom relacionamento interpessoal, senso crítico-reflexivo e autocrítica, iniciativa, flexibilidade, senso de observação acurado, capacidade de auto-gestão, abstração e raciocínio lógico. Estes profissionais desenvolverão suas atividades em instituição de saúde (hospitais, clínicas, postos e centros de saúde, maternidades, entre outros), bem como em creches, associações, empresas, escolas e nas comunidades.