Forpibid divulga nota de repúdio após decisão de cancelamento de bolsas do Pibid pela Capes | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 24 fev 2016

Durante a reunião do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Tocantins (Codir/IFTO) desta terça-feira, 23, o pró-reitor de Ensino, Ovídio Dantas, informou aos participantes da decisão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em cancelar as bolsas concedidas por meio do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) que estavam em andamento.

A decisão foi divulgada por meio do Ofício Circular nº 2/2016-CGV/DEB/CAPES, no último dia 18. O documento também informou da eliminação automática das cotas de bolsas aprovadas para as instituições. O Fórum Nacional do Pibid (Forpibid) enviou uma nota de repúdio para a Presidência da República, solicitando a revogação das determinações, além da abertura de diálogo com o Forpibid.

De acordo com dados do Forpibid, a decisão exclui a concessão de mais de 45 mil bolsas a estudantes de todo o Brasil. No âmbito do IFTO, haverá um corte de aproximadamente 50% das bolsas do Pibid que poderiam beneficiar cerca de 400 estudantes de licenciatura.

De acordo com a nota, o anúncio da Capes “retira o incentivo à formação e provoca evasão dos estudantes dos cursos de licenciatura, sob o risco de fechamento desses cursos em instituições particulares e públicas de ensino superior”, e afirmou que a decisão “compromete a qualidade da formação” de professores.

A nota está disponível na íntegra, no anexo abaixo.

Nota de Repúdio Forpibid

Texto: Coordenação de Comunicação e Eventos – IFTO