Fenepalmas 2015: Potencial inovador de estudantes do IFTO é destaque na feira | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 19 ago 2015
Fenepalmas 2015: Potencial inovador de estudantes do IFTO é destaque na feira

DSC_0049O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) está presente na Feira de Negócios de Palmas (Fenepalmas) 2015, e neste primeiro dia de evento, 18, apresentou dois importantes projetos científicos desenvolvidos por equipe de professor e alunos do Campus Palmas. Trata-se do projeto VASA (Veículo Aéreo Sempre Alerta) e do projeto Fábrica de Softwares.

De acordo com o professor Cláudio Monteiro, o projeto VASA busca desenvolver um veículo aéreo não tripulado autônomo com o objetivo de circular no processo de vigilância da cidade, sem controle manual. Os equipamentos são conduzidos via computador. De acordo com Monteiro, a equipe que realiza a pesquisa pretende avançar nos estudos para que o equipamento funcione sem nenhuma intervenção humana, com total autonomia.

O estudante Pedro Henrique Amaral, do 4º do curso de Informática, destacou a importância da participação do instituto no evento. “Vejo como uma forma de mostrar o que se aprende em sala de aula. É importante para o público que vai ver e se interessar pelos projetos”. Sobre a pesquisa, Pedro Henrique ressaltou a aplicabilidade dos drones na área de segurança e no combate às queimadas, por exemplo.

Acerca do projeto Fábrica de Softwares, o professor Cláudio Monteiro explicou que o principal objetivo é atender as demandas da área de Tecnologia da Informação, tanto no âmbito interno do IFTO, como na comunidade externa. “É muito importante para a formação do aluno que está tendo a oportunidade de aplicar os conhecimentos no mundo real. Vejo que é fundamental aliar a prática à teoria. Os cursos que quiserem fazer a função de gerar mão de obra qualificada tem que inverter o processo, primeiro tem que ver a prática e depois fundamentar com o aspecto teórico” frisou.

Letícia Vieira, do 4º ano do curso de Sistemas para Internet, integrante do grupo de pesquisa em desenvolvimento de softwares, falou da importância de apresentar os trabalhos aos visitantes da feira. “É uma oportunidade muito boa, que deve ter sempre e com o envolvimento dos alunos. Acrescenta-nos muito não só na vida acadêmica como na carreira profissional” disse.

Empresários e estudantes de outras instituições de ensino visitaram o stand do IFTO e conheceram de perto os projetos, além de poder sanar dúvidas e curiosidades. O pró-reitor de Pesquisa e Inovação (Propi) Augusto Cesar também esteve presente e acompanhou as apresentações dos alunos.

“A ideia é que cada instituição demonstre o que vem produzindo de inovação tecnológica. É muito importante que a comunidade saiba o que estamos desenvolvendo. Muitas dessas pesquisas são para aplicadas diretamente no setor produtivo. Um empresário que estiver visitando a feira, por exemplo, pode identificar o potencial de nossos alunos com esse perfil, com essa habilidade. É uma chance desse aluno já sair daqui empregado” disse o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFTO Alysson Soares acerca da participação do instituto na Fenepalmas.

Fenepalmas 2015

Ao longo da programação, outros projetos serão apresentados pelo instituto. Além disso, o IFTO, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), promoverá o I Seminário de Inovação na próxima quinta-feira, dia 20. Com o tema “Inovação: pequenas mudanças para lucrar mais”, o principal objetivo do evento é debater assuntos voltados à realização de projetos inovadores e é realizado em parceria a Agência Tocantinense de Ciência, Tecnologia e Inovação (AGETEC).

Texto: Mayana Matos / Foto: CCE – Reitoria