Estudantes de diversos campi representam IFTO na 68ª reunião da SBPC | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 1 jul 2016
Estudantes de diversos campi representam IFTO na 68ª reunião da SBPC

Um grupo de estudantes representa o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento acontece noCampus Sosígenes Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro (BA), até o próximo dia 9.

Os estudantes dos campi Araguaína, Colinas do Tocantins, Palmas e Paraíso do Tocantins embarcaram no final de semana para o evento, que começou no domingo, 3. Eles apresentarão trabalhos acadêmicos produzidos em diversas áreas do conhecimento. Sérgio Virole, professor do Campus Paraíso do Tocantins, selecionou estudantes para participarem de um projeto de pesquisa por meio de prova escrita, entrevista e média global da disciplina que ministra, Química.

Para o professor, expectativa é que os alunos aproveitem o máximo a programação do evento. “Espero que eles absorvem mais conhecimentos e troquem informações com outros alunos participantes no evento.” Falou também que, participando desse tipo de evento, os alunos ganham amadurecimento científico e conhecimento para solidificação da carreira escolhida, e acrescentou que as publicações possuem grande importância pela possibilidade da divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos do IFTO, como também contribui para a formação de profissionais com visão científica para o mercado de trabalho.

A coordenadora de Pesquisa do Campus Paraíso do Tocantins, Márcia Cristina, explicou que a participação em eventos científicos aperfeiçoa o senso crítico, a responsabilidade e a criatividade nos alunos. Hellaysa Pegoretti, aluna do técnico em Meio Ambiente, falou sobre a sua participação no evento. “Estou gostando muito, porque abre muitas oportunidades no que se refere a bolsa de estudo e ao fato de conhecer culturas novas. Essa é minha segunda publicação e estou pensando em futuramente publicar mais.”

Já para Jéssica Nunes, também do curso de Meio Ambiente, essa é a primeira experiência com apresentação de artigo em evento. Ela está muito animada para conhecer pessoas novas e adquirir conhecimentos na sua área de interesse. Disse ainda que tem intenção de publicar mais artigos futuramente.

SBPC

A reunião da SBPC é realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. É um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Texto: Coordenação de Comunicação e Eventos