Estudantes aprendem e se divertem no II Campeonato de Foguete de Garrafa Pet | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 17 maio 2016
Estudantes aprendem e se divertem no II Campeonato de Foguete de Garrafa Pet

013Nesta segunda edição do Campeonato de Foguete de Garrafa Pet do Campus Araguaína, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), realizada no último sábado, 14, os estudantes que participaram da disputa garantiram uma boa dose de conhecimento prático e divertimento. O evento, que ocorreu na área livre entre os setores Patrocínio e Jardim das Flores em Araguaína, foi tomado pelos diversos foguetes de garrafa pet produzidos pelos estudantes. Para construir os foguetes, os alunos precisam realizar cálculos de física e ter noções básicas de astronomia, tudo orientado pelos professores de física e química da unidade.

Ao todo, participaram dezenove equipes, sendo catorze do Campus Araguaína e cinco do Campus Porto Nacional. O primeiro lugar ficou para equipe Apollo, na qual o foguete produzido pelos alunos Vinicius Cainã, Danilo Moura e Pedro Henrich conquistou o alcance de 147,50 metros. Já o segundo lugar foi conquistado pela equipe LAS, das estudantes Lara Campelo, Sarah Oliveira e Abson Corado, com 111,10 metros. E o foguete da equipe Fênix atingiu 98 metros, classificando os seus membros Fernando dos Santos e Mateus da Rocha em terceiro lugar.

Segundo o professor Jonierson Cruz, organizador do campeonato, o resultado foi positivo, e há grande chance dos alunos serem convocados para a etapa nacional. “Para competir nacionalmente, o alcance mínimo deve ser de 120 metros. O resultado da classificação ou não da equipe vencedora aqui em Araguaína só sairá no final do mês, quando todos os estados estiverem realizados seus campeonatos locais”, disse. A Jornada de Foguetes a nível nacional é realizada em Barra do Piraí-RJ.

Campeonato de Foguete de Garrafa Pet

O campeonato é uma atividade cadastrada na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) e compartilha do objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e ciências afins, bem como promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Confira todas as fotos na página do Campus Araguaína no Facebook.