Equipe do Campus Araguaína vence I Campeonato de Foguete | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 11 maio 2015
Equipe do Campus Araguaína vence I Campeonato de Foguete

Leandro Dias

O Campus Araguaína do IFTO realizou neste sábado, 09, o I Campeonato Municipal de Foguete de Garrafa PET, o evento aconteceu no conjunto patrocínio às margens da Avenida Filadélfia. Participaram do evento 12 (doze) equipes sendo 07 (sete) do Campus Araguaína (ALPHA TEAM APOLLO, BRAINIAC, DELTA, ESPARTANOS, FÊNIX e THE BROTHERS), 03 (três) do Campus Araguatins (FAIRY TAIL, FEDERAL ROCKET, MLV LANÇAMENTOS) e 02 (duas) do CEM Benjamim José de Almeida (EQUIPE X e PROEMIX).

O evento faz parte da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) que visa estimular o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e áreas afins e difundir os conhecimentos básicos. A competição consistia em fazer com que cada equipe obtivesse maior alcance horizontal possível, as equipes puderam realizar três lançamentos. Os três primeiros colocados foram: 1º APOLLO – Maior Alcance Horizontal: 157,40 m; 2º THE BROTHERS – Maior Alcance Horizontal: 126,60 m; 3º ESPARTANOS – Maior Alcance Horizontal: 125,50 m, sendo todos alunos do Campus Araguaína.

Na construção do foguete as equipes contaram com o apoio dos professores matemática, física e química, pois, o estudo dessas disciplinas são pré-requisitos básicos para o desenvolvimento desta ciência e que serão alvo de prova teórica durante a OBA – Olimpíada brasileira de Astronomia e astronáutica afim de que a mesma não se torne puramente empírica.    Segundo o professor de física do Campus Araguaína, Jonierson Araújo “o nosso projeto visa dar uma introdução ao mundo dos foguetes bem como desenvolver nos jovens o gosto por esta divertida atividade experimental que os possibilitará fazer seus próprios foguetes e bases de lançamento”, completa o docente.

Vinicius Cainã Felix, líder da equipe vencedora APOLLO, afirmou ter estudado muito para construir o foguete e aprendeu na atividade o gosto pela química, física e matemática, “acredito que é bem mais prazeroso aprender fazendo, imagine brincando, pois, às vezes só ficar na teoria a gente não internaliza os conteúdos que são ensinados, as aulas ficam bem mais interessantes quando vivenciamos na prática as fórmulas, os conceitos e os cálculos”, afirma o discente.

Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares serão premiadas com troféu e medalhas. A escola vencedora será premiada com um kit de materiais didáticos para o ensino-aprendizagem em Astronomia e Astronáutica (doados pelo Observatório Nacional e Agencia Espacial Brasileira) e um Telescópio Astronômico Refrator com Tripé. A solenidade acontecerá no dia 21 de maio de 2015, a partir das 19 h no auditório do Campus Araguaína – IFTO.

IMG-20150509-WA0007