Equipe de professores elabora proposta de mestrado profissional | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 29 jun 2015
Equipe de professores elabora proposta de mestrado profissional

Professores de cinco unidades do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) estão reunidos para elaborar a proposta de um mestrado profissional na área de ciências agrárias. A reunião de trabalho aconteceu nesta segunda-feira, 29, na sede da reitoria, em Palmas.

De acordo coma diretora de Pós-graduação do IFTO, Erna Denzin, a nova proposta está sendo elaborada com base na avaliação e nas observações feitas pela equipe da Coordenação de Avaliação de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Essa nova proposta de mestrado que será submetida atende a lei de criação dos institutos federais, que preconiza a formação de profissionais para o mercado”, acrescentou a diretora.

Na reunião desta segunda, os professores trabalharam na definição da matriz curricular e das disciplinas e também das linhas de pesquisa e da área de concentração, entre outros pontos necessários para a submissão da proposta junto a Capes. Marcus André Correia, professor que integra a equipe de elaboração da proposta, informou o nome do mestrado: Programa de Pós-graduação em Agropecuária Tropical Sustentável.

“A proposta foca no que a instituição tem de melhor para atender este curso, seja na parte física, estrutural e docente”, disse Marcus, que adiantou que a proposta é que o mestrado atenda duas linhas de pesquisa: uma em conservação e manejo de recursos naturais em ambientes tropicais, que vai abranger, especificamente, em solos, água e plantas, e outra em manejo e produção agropecuária em ambiente tropical, focando na parte animal e vegetal.

A proposta contará com uma equipe formada por 12 professores do IFTO, dos campi Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis e Gurupi e também do Campus Avançado Lagoa da Confusão, além de dois professores convidados. Se aprovado, o curso ofertará 15 vagas.

A previsão é que o resultado da avaliação da proposta seja divulgado pela Capes no final do ano.

Texto: Thâmara Filgueiras