Equipe da Reitoria se reúne com líderes de turma no Campus Araguaína | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 20 set 2016
Hora da Publicação: 9:59
Equipe da Reitoria se reúne com líderes de turma no Campus Araguaína
Autor: Comunicação

A reunião faz parte do projeto Reitoria Itinerante, e teve como objetivo ouvir as sugestões dos estudantes para melhorar a instituição

Crucial, foi como o estudante Jhon Magno Santos Gomes, do curso Técnico em Enfermagem, definiu o projeto Reitoria Itinerante, que, nesta segunda e terça-feira, 19 e 20, acontece no Campus Araguaína, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). “A gente se sente com valor, porque a gente vê que a Reitoria está próxima dos alunos.”

A visita à unidade iniciou com uma reunião com os líderes de turma e a equipe gestora da Reitoria do IFTO. O reitor Francisco Nairton, que conduziu a reunião, apresentou a equipe das pró-reitorias que integram esta ação no campus. Os representantes abordaram as principais ações desenvolvidas pelas pró-reitorias, e, em seguida, ouviram sugestões dos estudantes sobre o que pode ser melhorado no campus e na instituição como um todo.

Manutenção de instalações físicas, segurança e mobilidade são alguns dos pontos que requerem melhoria na unidade, de acordo com os estudantes. Eles pediram uma solução de transporte para os alunos do turno noturno, que, em alguns casos, precisam sair da aula mais cedo para pegar o ônibus. Outras solicitações foram por um abrigo para os estudantes que aguardam transporte em frente à entrada do campus, manutenção de ambientes da unidade, entre outras.

A estudante Thalita Andrade Morelli, do curso Técnico em Enfermagem, aproveitou para sugerir a criação de um auxílio financeiro para a realização de estágios. Segundo ela, os estudantes têm dificuldade de deslocamento e de permanência, já que precisam passar o dia inteiro no local do estágio. O reitor concordou com a importância desse auxílio, e sugeriu à equipe da Diretoria de Assistência ao Estudante (DAE), ligada à Pró-reitoria de Ensino (Proen), que realize um estudo para a inclusão do auxílio no Programa de Assistência Estudantil.

“Foi muito bom esse momento para que a gente pudesse conversar com a equipe da Reitoria sobre as coisas que a gente necessita no campus”, disse Thalita. “Quando a equipe da Reitoria demonstra essa intenção em saber a opinião dos alunos, em melhorar os campi, isso é crucial para os alunos e para a própria instituição”, completou Jhon Magno.

Segundo o diretor da unidade, Cristiano Mateus, o projeto é muito positivo. “A Reitoria Itinerante promove uma melhor interação entre campus e Reitoria”, afirmou. A visita ao Campus Araguaína finalizou na manhã desta terça-feira, 20, com a realização de reuniões setorizadas entre os departamentos da Reitoria e os da unidade.

Texto: Coordenação de Comunicação e Eventos