Análise e Desenvolvimento de Sistemas | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Publicação: 22/05/2015 08:49, Última modificação: 05/05/2017 14:53

Diretor Geral do Campus: Cristiano Fernandes Mateus
Telefones: (63) 3411-0327
Email: araguaina@ifto.edu.br

Coordenador do curso: Walisson Pereira de Sousa
Telefones: (63) 3411-0329
Email: ads.araguaina@ifto.edu.br.

Duração mínima: 3 anos

Turno: Noturno

O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi organizado de forma a ofertar suas componentes curriculares em 6 (seis) períodos, cada um correspondendo a um semestre com 20 semanas letivas, totalizando três anos de duração.

As aulas ocorrerão de forma presencial, no período noturno, de segunda-feira à sexta-feira, sendo 4 (quatro) aulas de 50 minutos por dia, entre às 19h e 22h30min.

Em caso de necessidade, decorrente da obrigatoriedade do cumprimento da carga horária e conteúdo de cada componente curricular, poderão ser ministradas aulas durante os sábados, nos períodos matutino ou vespertino.

O curso terá uma carga horária total de 2166,7 horas, sendo que a matriz curricular constitui-se de 35 (trinta e cinco) componentes curriculares, totalizando 2000 (duas mil) horas, 66,7 horas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), e mais 100,0 (cem) horas de Atividades Complementares (Tabela 6), com prazo mínimo de integralização de 6 (seis) semestres (3 anos), e máximo de 12 (doze) semestres (6 anos), ambos contados a partir da data de ingresso.

Objetivo: Geral Proporcionar aos discentes do Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas uma formação sólida para desenvolvimento de software, à formação de profissionais qualificados que possam contribuir com as demandas da região e do país.

Objetivos específicos: 

  • Formar profissionais para atuarem em pesquisa, gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias de informação aplicadas nas organizações;
  • Capacitar profissionais a utilizar o raciocínio lógico, crítico e analítico, aliando os fundamentos teóricos às melhores práticas, vislumbrando a resolução de problemas com a criação de software;
  • Proporcionar formação científico-tecnológica, para desenvolver, implementar e gerenciar infraestruturas de tecnologia da informação que abranjam toda uma organização em suas várias aplicações;
  • Formar profissionais capazes de contribuir com o desenvolvimento tecnológico do país, no que se refere a tecnologias de informática;
  • Qualificar profissionais para atender às expectativas e demandas da sociedade e do arranjo produtivo local, com vistas à crescente expansão do setor;
  • Capacitar profissionais para atuarem no segmento de análise, projeto, documentação, especificação, teste, implantação e manutenção de sistemas computacionais de informação, levando em consideração a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais.

Área de Atuação: O Egresso do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas será o profissional que atuará como um elemento estratégico nas organizações. Capaz de analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação.

Esse profissional trabalha com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à sua atuação.

A sua formação deve ser sólida em relação aos princípios, teorias e técnicas das áreas de computação e correlatas, além de ser um profissional que busca novos conhecimentos e domina tecnologias, utilizando-se de conquistas individuais e em equipe.

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, também, proporcionará ao egresso uma formação específica para:

  • aplicação, desenvolvimento, pesquisa aplicada e inovação tecnológica e a difusão de tecnologias;
  • gestão de processos de produção de bens e serviços; e
  • o desenvolvimento da capacidade empreendedora.

Tais características darão suporte para o egresso trabalhar como: Analista de sistemas; Programador de sistemas; Analista de negócios; Administrador de banco de dados; Analista/Gerente de tecnologia da informação; Projetista de sistemas; Gerente de projetos de sistemas; Consultor/Auditor de sistemas; Docente e/ou Pesquisador; e áreas correlatas.

Habilitação: O curso de Tecnologia em Análises e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Tocantins, Campus Araguaína, alinhado com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), espera que o egresso do curso desenvolva as competências e habilidades explicitadas na Portaria Inep nº 239, de 02 de junho de 2014, em seu art. 6º:

  • analisar, projetar, documentar, implementar, testar, implantar e manter sistemas computacionais;
  • avaliar, selecionar e utilizar ferramentas, metodologias e tecnologias adequadas ao problema e ao contexto para a produção de sistemas computacionais;
  • empregar linguagens de programação e raciocínio lógico no desenvolvimento de sistemas computacionais;
  • aplicar os princípios e métodos da engenharia de software voltados à garantia da qualidade, tais como usabilidade, robustez e segurança dos sistemas computacionais e dos processos envolvidos em sua produção; V. conhecer e utilizar adequadamente os princípios de armazenamento e tratamento dos dados;
  • identificar, analisar e modelar processos de negócio, possibilitando ações empreendedoras;
  • aplicar conhecimentos de gerenciamento de projetos;
  • definir, implementar e customizar processos de software;
  • elicitar, especificar e gerenciar requisitos de software e o projeto de interfaces; X. gerenciar configurações do projeto de software;
  • elaborar e manter a documentação pertinente ao processo de software;
  • conhecer e utilizar adequadamente recursos de sistemas operacionais e redes de computadores;
  • conhecer os conceitos básicos de arquitetura de computadores;
  • aplicar princípios básicos de matemática e estatística na solução de problemas;
  • conhecer a legislação e as normas técnicas pertinentes à área, agindo com ética e responsabilidade perante as questões sociais, profissionais, ambientais, legais, políticas, humanísticas e tecnológicas.

PPC – Projeto pedagógico do curso

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