Consup: Última reunião do ano marca transição de conselheiros | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 11 dez 2015
Consup: Última reunião do ano marca transição de conselheiros

Os conselheiros eleitos para o Conselho Superior do Instituto Federal do Tocantins (Consup/IFTO) para o biênio 2013-2015 realizaram, nesta sexta-feira, 11, a última participação no Consup. Nesta reunião, os conselheiros deliberaram 15 pontos de pauta, entre eles a aprovação do processo eleitoral que escolheu os novos representantes do Consup para o biênio  2015-2017; do regulamento da revista científica Sítio Novo; do plano anual de atividades da Auditoria Interna para o ano de 2016; e de resoluções ad referendum referentes às autorizações dos cursos técnicos em Agropecuária e em Informática do Campus Avançado Pedro Afonso, e do curso técnico em Agropecuária do Campus Colinas do Tocantins.

Com relação a dois pontos da pauta, os itens 3 e 11, que tratavam de recurso impetrado por servidores com relação a processos realizados neste ano, os conselheiros seguiram o voto dos relatores. Com relação ao item que tratava da deliberação acerca da manutenção de concessão de bolsas aos técnicos administrativos em educação (TAEs) do IFTO, os conselheiros convalidaram a decisão do Codir de manter o pagamento das bolsas dos editais vigentes e suspender a concessão desse benefício somente a partir do próximo ano.

O presidente do Consup lembrou que foi criada uma comissão para trabalhar na elaboração de  regulamento que detalhe as formas de reembolso aos técnicos em qualificação até que a legislação que trata da oferta de bolsa aos servidores seja alterada. “Na última semana entrei em contato com parlamentares e também reforcei no Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) a necessidade da alteração da lei”, disse Nairton, e reafirmou o pioneirismo do IFTO em garantir, de forma isonômica, incentivos aos servidores para a realização de pesquisa, extensão e qualificação profissional.

Para encerrar a reunião, o presidente do Consup e reitor do IFTO, Francisco Nairton, enfatizou que muitas conquistas foram feitas e que estas contribuíram para o desenvolvimento da instituição. “Agora a jornada continua, e, a partir de amanhã, novos conselheiros passarão a ser responsáveis pela continuidade do crescimento do nosso instituto”, afirmou, e agradeceu a participação dos representantes das categorias dos docentes, dos técnicos administrativos, dos discentes e dos egressos, além dos representantes do Colégio de Dirigentes (Codir) e da sociedade civil.

A posse dos novos conselheiros está prevista para ocorrer na primeira reunião de 2016. Mais detalhes sobre a reunião desta sexta poderão ser conferidos na ata, que será disponibilizada na página do Consup.

Texto: Thâmara Filgueiras