Consup aprova todas as pautas previstas pela convocação | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 11 fev 2015
Consup aprova todas as pautas previstas pela convocação

CCE

O Conselho Superior do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em reunião nesta terça-feira, 10, aprovou todas as pautas previstas pela convocação.

Após completarem cinco anos de atividades, os campi Gurupi e Porto Nacional tiveram deflagrado o processo eleitoral para o cargo de Diretor-geral. A comunidade interna de cada campus, por questão legal, pode escolher seus próprios diretores. Os diretores pro tempore Miguel Camargo e Paulo Paz, que foram indicados pelo reitor, exerceram as atividades temporárias de gestão para que os campi pudessem se estabelecer como unidade vinculada ao IFTO e adquirir autonomia quanto às atividades oferecidas às comunidades acadêmica e regional.

Agora, os campi devem formar a comissão eleitoral para a construção do regulamento das eleições, o qual será apresentado ao Consup, em reunião futura, com vistas à análise e aprovação. Os próximos Diretores terão o mandato reduzido, uma vez que o mandato de diretor de campus acompanha o mandato do atual reitor.

Os projetos pedagógicos dos cursos técnicos subsequentes em Agricultura do Campus Avançado Lagoa da Confusão; integrado em Informática do Campus Colinas do Tocantins; e integrado em Informática para Internet do Campus Porto Nacional foram aprovados sem alterações e com unanimidade. Aprovados ad referendum para cumprir o prazo determinado pelo Ministério da Educação (MEC), tais projetos foram incluídos nesta reunião para convalidação dos conselheiros.

Conforme as normas e regulamentos da Controladoria-Geral da União (CGU), o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (Paint 2015) já havia sido aprovado ad referendum, tendo sido convalidado nesta reunião do Consup.

Aprovadas com unanimidade, as alterações do projeto pedagógico do curso superior de licenciatura em Física do Campus Palmas visam atender às necessidades dos discentes. Tais alterações preveem menor evasão e proporcionam uma matriz curricular adequada aos conteúdos que devem ser ministrados aos alunos. Segundo as alterações, a aula diária passa a ter um tempo menor, por isso o curso passa de quatro para seis semestres letivos, em conformidade com a legislação vigente.

O Coordenador de Ensino do Campus Araguatins, Vilson Soares de Siqueira, apresentou os calendários letivos de 2015 do campus e evidenciou que os dias letivos atendem à legislação. Demonstrou aos conselheiros como o campus adequou os sábados letivos, de maneira que haverá poucos deles para suprir às exigências de dias letivos para o cumprimento dos semestres. Segundo ele, “o calendário foi construído de acordo com as Organizações Didático-Pedagógicas do IFTO”.

A chefe da Unidade de Auditora Interna do IFTO, Rosana Sara da Silva Brito, apresentou a proposta de alteração do Regimento Interno da Unidade de Auditoria Interna, a qual, após análise, foi aprovada com sugestões do conselheiros.