Campus Araguaína – IFTO realiza III Campeonato de Foguete de Garrafa PET neste sábado, dia 06 | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 5 maio 2017

Campus Araguaína do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) realizará neste sábado, 06, a partir das 9h, o III Campeonato de Foguete de Garrafa PET. O campeonato é uma atividade cadastrada na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) e compartilha do mesmo objetivo: fomentar o interesse dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e ciências afins, bem como promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

O evento é aberto ao público e  será realizado no Estacionamento do Estádio Mirandão, e espera o lançamento de mais de 20 foguetes. Estão inscritas na competição desse ano equipes de 3 escolas: Campus Araguaína/IFTO, Colégio da Policia Militar de Araguaína e Campus Porto Nacional/IFTO.

Durante a competição os estudantes apresentam bases de lançamento e foguetes de garrafa pet, todos movidos a combustível feito com vinagre e bicarbonato de sódio, materiais de baixo custo e fácil acesso.

“A expectativa esse ano é de atingir um alcance melhor que o do ano passado e conseguir classificar alguma equipe do Tocantins para participar da mostra nacional, que ocorre no final do ano em Barra do Piraí-RJ”, destaca o coordenador da competição, Jonierson de Araújo Cruz.

Campeonato de Foguetes de Garrafa PET

O Campeonato de Foguetes de Garrafa PET do Campus Araguaína foi realizado pela primeira vez em maio de 2015 e vem crescendo a cada edição. Ano passado, a equipe vencedora conseguiu o alcance horizontal de lançamento de 147,50 metros, o que rendeu a classificação para a competição nacional, a  Jornada de Foguetes realizada em Barra do Piraí – RJ.