Campus Araguaína desenvolve projeto de extensão em escola pública da rede estadual | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 11 mar 2016

Mesmo em período de férias, alunos e professores do Campus Araguaína do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) tiraram um pouco do seu tempo para desenvolverem um projeto de extensão na Escola Estadual Alfredo Nascer. Intitulado “Construção de um manual com experiências que utilizam materiais e reagentes alternativos”, a ação proporcionou aos alunos experimentos nas áreas de física, química e biologia.

Conduzido pelo egresso Lucas Faial e pela aluna Lívia Santos, e sob a coordenação do professor Samuel Nepomuceno, o projeto foi desenvolvido no dia 08 de março nos períodos matutino e vespertino, e teve como público-alvo alunos do 6º ao 9º ano.

Dentre os experimentos demonstrados estão: extração de DNA da saliva, explicação do funcionamento dos pulmões por meio de um “pulmão artificial” e variações de pressão, simulação de como é descrito magnetismo da terra, funcionamento das aeronaves por meio da entrada e saída de ar de um balão, e indicadores de ácidos e bases.

O professor Samuel Nepomuceno destaca que “o objetivo principal desse encontro foi proporcionar aos alunos e professores da escola colaboradora um momento de realização de práticas experimentais sem a necessidade de um laboratório ou reagentes de difícil acesso, assim, buscamos fomentar a continuidade dessa forma de aprendizado no espaço escolar”.

Acompanhe alguns momentos do projeto na Fan Page do Campus Araguaína no Facebook, aqui.