Campus Araguaína concorre nas Olimpíadas Científicas | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 13 abr 2015
Campus Araguaína concorre nas Olimpíadas Científicas

Leandro Dias

20150410_163823 Nesta última sexta-feira, 10, os alunos do médio integrado do Campus Araguaína – IFTO participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Biologia. As Olimpíadas são eventos internacionais que contam com a assinatura da UNESCO. Segundo os organizadores da OBB – Olimpíada Brasileira de Biologia fomentar tais eventos não significa promover a competição, mas, sim despertar e estimular o interesse pelas Ciências, proporcionar novos desafios aos estudantes, aproximar a universidade do ensino médio e, principalmente, permitir que os estudantes descubram nas ciências latu sensu e na Educação a capacidade de crescimento intelectual, econômico e social.

Conforme o calendário do evento a primeira fase, que estava prevista para o dia 10 de abril, foi composta por uma prova com 30 questões objetivas, já a segunda fase tem previsão de acontecer no dia 17 de maio, sendo uma prova com 120 questões objetivas.

A partir da divulgação do resultado final, previsto para o dia 30 de maio, os alunos serão selecionados para a terceira fase que consistirá em um treinamento.A fase de treinamento prático será realizada no Rio de Janeiro e em São Paulo de 08 a 17 de junho de 2015 com os 15 primeiros colocados na segunda fase da OBB. Durante a fase de treinamento serão realizadas avaliações teóricas e práticas com os alunos participantes. No fim do treinamento os 04 candidatos de melhor rendimento serão selecionados a participarem na Olimpíada Internacional de Biologia – IBO (Dinamarca) e os 5º a 8º colocados a participarem na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia – OIAB (El Salvador).

Neste ano além da OBB, o Campus Araguaína inscreveu-se em outras olimpíadas na área de exatas e ciências naturais aos quais sejam OBMEP – Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas; OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica; OBF – Olimpíada Brasileira de Física e OBQ – Olimpíada Brasileira de Química.Confira o calendário Olímpico