Aula Inaugural do PRONATEC movimenta o Campus Araguaína | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 25 fev 2014
Aula Inaugural do PRONATEC movimenta o Campus Araguaína

DSC_0191Expandir, interioriar e democratizar. Essa é a proposta do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego que, na noite de ontem, dia 24 de fevereiro, começou suas atividades do ano de 2014 no campus Araguaína.

Iniciaram-se quatro cursos: Vendedor, Balconista de Farmácia, Inglês Básico, Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Surdos. Alunos da rede estadual de ensino, deficientes auditivos e pessoas que possuem algum programa de transferência de renda terão a oportunidade de receber uma qualificação técnica profissional que lhes proporcionará mais chances de inserção no mercado de trabalho.

DSC_0192O IFTO – campus Araguaína é a primeira instituição pública no Estado do Tocantins a abrir as portas para os surdos, de forma efetiva, ofertando uma turma de Língua portuguesa e cultura brasileira para surdos. Inicialmente serão 4O alunos capacitados.

Para o coordenador adjunto do PRONATEC, Leandro Ferreira, implementar políticas públicas voltadas para a educação especial, além de difundir a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, é uma oportunidade de trazer a comunidade estudantil para o campus. Sei que será um marco para a causa surda em Araguaína e nossa equipe fica emocionada por fazer parte desse processo, finalizou.

Já para o aluno Cleysson Wender, é uma alegria ter acesso a esse curso. Temos dificuldades com o português, e essa capacitação nos ajudará a melhorar na comunicação com os ouvintes, afirmou.

Para finalizar a aula inaugural, os alunos foram encaminhados às suas respectivas salas para serem apresentados ao supervisor e aos professores de cada curso, além de receberem o material didático do programa.