Alunos do Campus Araguaína participam de Jornada de Foguetes | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 26 out 2015
Hora da Publicação: 15:08
Alunos do Campus Araguaína participam de Jornada de Foguetes
Autor: Comunicação

Alunos medalhistas MOBFOGEstudantes do Campus Araguaína, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), vão participar da 7ª Jornada de Foguetes, que acontece entre os dias 26 de outubro e 1º de novembro, em Barra do Piraí – RJ. Danilo Silva Moura, Pedro Henrich Gonçalves Costa e Vinicius Cainã Felix Barros, alunos do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática, viajam nesta quarta-feira, 28.

Os trabalhos de conclusão de treinos e ajustes de equipamentos foram coordenados pelo professor Jonierson Araújo. Essa é a primeira vez que alunos do IFTO são classificados para participar do evento.

Na competição, os estudantes que compõem a equipe Apollo da unidade terão a oportunidade de disputar com outras 99 equipes do Brasil, selecionadas anteriormente na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). A classificação da equipe Apollo ocorreu após os alunos terem conseguido um lançamento com alcance horizontal de 157,40 metros na Mobfog, conquistando medalha de bronze na competição. O mínimo necessário era um lançamento de 140 metros.

Jornada de Foguetes

Realizada pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a Jornada de Foguetes acontece desde 2009 e reúne 100 equipes de alunos do ensino médio de todo o país. Na jornada, estudantes apresentam bases de lançamento e foguetes de garrafa pet, todos movidos a combustível feito com vinagre e bicarbonato de sódio, materiais de baixo custo e fácil acesso.

A programação conta ainda com palestras de astrônomos e especialistas em astronomia e astronáutica. Além da equipe do IFTO, participam da jornada outras três equipes tocantinenses.

Texto: Mayana Matos