6ª Jice dos campi Araguaína e Colinas do Tocantins gera integração entre a comunidade acadêmica | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 12 fev 2016

materia

A 6ª Jice do Campus Araguaína foi realizada em conjunto com o Campus Colinas do Tocantins no último dia 4 de fevereiro. Cerca de 300 participantes prestigiaram o evento que, este ano, ocorreu de forma descentralizada, nas dependências da unidade de Araguaína.

A solenidade de abertura contou com a participação do Pró-reitor de Extensão do IFTO, Helder Pereira; dos diretores dos campi Araguaína e Colinas do Tocantins, Cristiano Fernandes Mateus, e Paulo Hernandes Gonçalves da Silva, respectivamente.

Na programação, pela manhã, alunos e servidores participaram de três palestras. São elas: “Extensão: O que é? Onde estamos? Para onde iremos?”, conduzida pelo Pró-reitor Helder Pereira, ocasião em que tratou de como são desenvolvidos e quais os principais reflexos para o IFTO a partir do desenvolvimento dos projetos de extensão; a palestra “O papel do comitê científico”, conduzido pela professora Cristina Sousa e, ainda, a palestra “Olimpíadas Científicas: competição e conhecimento”, conduzida pelo professor Jonierson da Cruz, que abordou a importância da participação em olimpíadas para o desenvolvimento do conhecimento do aluno, e ofereceu dicas de como realizar as provas e ter bons resultados.

Durante o intervalo das atividades do período manhã, os participantes foram surpreendidos com exposição de estátuas vivas retratando a arte romana, no hall de convivência do campus. A iniciativa veio do setor de artes do Campus Araguaína.

No período da tarde foram realizadas oficinas, minicursos e exposição de painel com artigos científicos e trabalhos de iniciação científica. Foram abordados diversos temas como: projetos de pesquisa e currículo lattes; lógica de programação; empreendedorismo e foguetes de material reciclado e primeiros socorros. A programação contou ainda com a exibição de documentários sobre ciência e meio ambiente.

Comunidade participa

As atividades agradaram e contaram com grande participação da comunidade acadêmica. “A Jice é a oportunidade que nós, alunos do IFTO, temos de mostrar o trabalho que desenvolvemos em conjunto com nossos professores durante todo o ano. Já participei de outras edições, mas essa foi diferente, pois ajudei na organização e apresentei artigo científico” ressaltou o estudante Ilson Júnior Santos, do Campus Araguaína.

Para o diretor-geral do Campus Colinas do Tocantins, Paulo Hernandes Gonçalves da Silva, a jornada proporcionou troca de experiências e forte interação. “Me sinto muito feliz pela oportunidade que a Jice proporciona desse momento de integração dos campi Araguaína e Colinas do Tocantins. Somos “vizinhos” e compartilhamos dos mesmos desafios, pois somos novos em termos de criação” destacou.

Acesse a fanpage do Campus Araguaína no Facebook e confira as fotos do evento.

Texto: Coordenação de Comunicação e Eventos – IFTO