12 de março dia do bibliotecário | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Data da Publicação: 12 mar 2015
Hora da Publicação: 18:00
12 de março dia do bibliotecário
Autor: Comunicação

Leandro Dias 

 Hoje, 12 de março, é dia de homenagear um profissional que merece todo reconhecimento e respeito – o bibliotecário (a). Por ser  um agente de transformação social, pois, provê serviços que oportunizam ao indivíduo o acesso a informação e ao conhecimento. 

 O Dia do (a) Bibliotecário (a) foi instituído pelo decreto nº 84.631, de 14/4/1980, junto com a Semana Nacional do Livro e da  Biblioteca. O dia 12 de março foi escolhido em homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre (ocorrido em 1882), o mais  conhecido e ilustre bibliotecário.

O bibliotecário tem uma responsabilidade enorme, pois dependerá dele (de seus próprios valores e crenças), o resultado das ações   efetuadas dentro da biblioteca. Pois, se esse agente considerar a educação em seu sentido amplo, não apenas o ensino, mas, principalmente, voltada à formação de hábitos e atitudes, ele não ficará a mercê de uma mera atividade técnica, e sim será um importante instrumento de conquista de oportunidades sociais para que todos os estudantes tenham contato com o conhecimento registrado.   

 Para AMORIN (2015) a missão do bibliotecário é iluminar o mundo com a chama viva do conhecimento, compartilhar o saber e criar novas formas de se aprender e guardar a memória coletiva.

Parabéns às bibliotecárias Simone de Jesus e Rosangela Martins, e às servidoras Cintia Pereira e Laila Karynni, que também atuam na nossa biblioteca. O Diretor-geral, Cristiano Fernandes, agradece a equipe em nome de toda comunidade do Campus  Araguaína, pela excelente atuação e os bons serviços prestados.